Blog Sept Track
Veja quais são os 10 carros mais roubados no Brasil em 2023
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que um carro é roubado no Estado do Rio de Janeiro a cada 3 horas. O número representa uma média de 79 registros por dia. No mês de maio, foram 2.380 casos.
Em comparação com abril deste ano, o mês de maio registrou um crescimento de 6% do índice. Em relação do mesmo período do ano passado, o crescimento é maior, de 14%.
Comparando os cinco primeiros meses deste ano e do ano passado, o Estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 5% no roubo de carros.
Capital
Os dados da cidade do Rio de Janeiro também mostram crescimento no número de roubos. O mês de maio em comparação com abril registrou crescimento de 2%.
Já na comparação do mês de maio deste ano com maio do ano passado, o aumento foi de 7%.
Levando em comparação os dados dos cinco primeiros meses deste ano em comparação com os do ano passado, a capital registrou 6% mais roubos de carros.
A socióloga Carolina Grillo, coordenadora do Grupo de Estudos de Novos Ilegalismos (Geni), afirmou que o aumento nos crimes está relacionado à disponibilidade de armas de fogo.
“Houve um aumento muito significativo da disponibilidade de armas de fogo no Brasil como um todo e esse é um fator muito importante para a prática de roubos. Inclusive, o fato do Rio de Janeiro ter, há muitos anos, um patamar muito elevado. Há décadas que o Rio de Janeiro experimenta uma insegurança patrimonial grande em que o número de roubos é sempre muito alto. Isso tem a ver com a disponibilidade de armas de fogo, que é muito grande. Por conta da presença de grupos armados em territórios de favelas e periferias. Que disponibilizam essas armas para alguns assaltantes utilizarem”, afirmou a socióloga.
Fonte: CNN https://encurtador.com.br/kxDEP